segunda-feira, 2 de julho de 2012

Agora lança programa Jornal na Escola


Cmei Maria José Fernandes já usa jornal; alunos aprovam

Ricardo Welbert

No mês em que Divinópolis comemora seu centenário e o Agora celebra 41 anos de existência, a educação no município encontra nova parceria no programa Jornal na Escola, uma iniciativa inédita na cidade, que pretende estimular o aprendizado por meio da leitura diária de jornal. Na quinta-feira (28), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria José Fernandes, no bairro Jardim das Oliveiras, foi a primeira escola a receber a visita de um jornalista, que conversou com professores sobre a importância de se trabalhar a imprensa escrita nas salas de aula. O profissional respondeu às perguntas feitas por crianças de 2 a 6 anos e explicou o processo de produção de um jornal.

Crianças e professoras aprovam o programa Jornal na Escola (foto: Ricardo Welbert)
Em duas turmas, os alunos receberam exemplares da edição daquele dia. Nos olhos de cada criança era possível perceber a curiosidade e o interesse em descobrir o que significam tantas letrinhas, números, fotografias e cores impressas em papéis que chegam a ser do tamanho delas. A professora Viviane Ferreira Azevedo Gravina trabalhou o jornal com a turma de 5 anos e aprova a proposta do Agora.

- Este trabalho é, sem dúvida, muito importante, pois o jornal é um veículo que apresenta diferentes tipos de textos. Isso me possibilita aplicar atividades didáticas como recortes de letras, análises das fotos, dos anúncios e das notícias - explica.

Ainda segundo a professora, estimular a leitura nas crianças é tão necessário quanto incentivá-los à prática de exercícios físicos.

- A leitura é muito importante nesta fase de aprendizado onde tudo é novo. Ao lerem ou observarem as imagens, as crianças aprendem sobre o cotidiano de uma forma prazerosa - diz.

A diretora da escola, Selma Cordeiro, também elogia o programa de incentivo à leitura do Agora.

- Os alunos vão descobrir que existem outras formas de ver o mundo, além da televisão, do rádio e da internet - pondera.

Assista

No vídeo abaixo, a professora Viviane Gravina trabalha o jornal com seus alunos. 


Escola tem jornal

O Cmei Maira José Fernandes estimula as crianças a produzirem conteúdos para um jornal interno.

- Ano passado, desenvolvemos um jornal da escola para divulgar nossas ações e as produções dos alunos - conta a professora Cristyane de Oliveira Souza.

Os elogios ao programa Jornal na Escola não partiram apenas da direção e professores do Cmei. As crianças também falaram. Perguntado sobre sua parte preferida do jornal, o pequeno Richard Oliveira dos Santos, de 5 anos, foi direto ao ponto.

- Gosto de ver a parte de futebol, acho mais legal - disse.

Eduardo Souza de Andrade, de 6, interessou-se por uma foto do concurso de beleza Miss Terra, publicada na capa.

- Gostei de ver a foto das moças bonitas - disse o esperto garoto.

Kelly Gabriely Duarte, da mesma idade, gosta das fotos de partidas de tênis.

- É um esporte muito bom. Gostaria que trouxessem mais jornais - disse.

Como participar

O programa Jornal na Escola consiste em utilizar exemplares do Agora em ações em prol do incentivo à leitura, voltadas para estudantes de quaisquer níveis ou qualquer outro tipo de público que participe de alguma ação educativa que sirva como mediadora da leitura, com o objetivo de formar leitores críticos em uma perspectiva efetiva e cidadania e participação social. Diretores e professores interessados em receber a visita do jornal na escola devem agendá-la pelo 3301-8442.

Nenhum comentário:

Postar um comentário